terça-feira, 12 de julho de 2016

Despertando o senso crítico


Uma das coisas que nós professores temos que aprender a desenvolver em nossos alunos para que eles compreendam e saibam lidar com o conteúdo analisado e estudado no dia a dia, tanto dentro, quanto fora da escola é o senso crítico. Antes de chegar em algum resultado ou uma opinião concreta sobre algo o aluno deve buscar entender e analisar o fato que ali está sendo estudado, para isso é necessário se questionar e questionar o assunto imposto.

Um dos métodos que podemos utilizar para essa abordagem é levar aos nossos alunos assuntos intrigantes dignos de problematização e que no qual é necessário conhecer bem para tomar uma posição sobre. Fazendo isso estaremos criando cidadãos capazes de compreender e argumentar sobre aspectos importantes em nossa sociedade.

Levando em conta essa argumentação trazemos para debate como exemplo o tema transgênicos. Nessa abordagem teríamos que incentivar a busca dos alunos em artigos, notícias e pesquisas sobre entre os pontos positivos e negativos da utilização dos transgênicos em nossa industria, levantando várias questões e suposições para serem analisadas.

Propostas de leitura para os alunos:

TRANSGÊNICOS E SEUS PRÓS E CONTRAS - Artigo de Edilaine Bastos Silva

Arroz dourado e coevolução, artigo de Milton Krieger engenheiro agrônomo, mestre em genética e melhoramento vegetal na Esalq/USP, publicado no JC e-mail 2845, de 31 de Agosto de 2005

Transgênicos: uma questão cultural - Artigo de Thaís Fernandes para o Jornal da Ciência da SBPC