terça-feira, 12 de julho de 2016

O que são operações de pensamento?

(Baseado no livro ensinar a pensar no qual refletimos sobre o sistema escolar)

Vemos aqui que alguns processos são substituídos por técnicas.

"O livro acentua o método, o comportamento do auno e as operações de pensamento" (Trecho do livro)

O pensamento é uma das coisas mais importantes quando o assunto é educação. Operações são algumas das técnicas que podemos usar para desenvolver nossos alunos nas quais são 12 existentes, aqui vamos comentar um pouco sobre elas.

1- Comparação: Nessa operação podemos usar o método de comparar sobre as coisas, suas semelhanças e diferenças para chegarmos em um resultado.

2- Resumo: Operação na qual é necessário um pensamento maior no qual deve-se haver um entendimento sobre o fato ali analisado para o mesmo ser resumido, como por exemplo resumos de capítulos de livros.

3- Observação: Tarefa de observar alguns fatos importantes, perceber ações, processos etc. Como por exemplo observar aves e seus comportamentos.

4- Classificar: Ordem na qual o objeto  de estudo é classificado, separado em grupos, como por exemplo classificação de fatores que causam a poluição.

5-Interpretação: Processo de atribuir e dar sentido, compreender, como por exemplo interpretação de texto.
6- Crítica: Análise, avaliação e julgamento sore certos assuntos.

7- Busca por suposições: busca de respostas por algo, mas sem necessidade de se tornar fato, apenas uma criação de teoria de resposta.

8- Imaginação: Ideias de coisas que não estão presentes, como por exemplo novas espécies.

9- Obtenção e organização de dados: Trabalho independente onde resultados precisam ser obtidos e organizados em um padrão real e coletados.

10- Hipótese: Procurar algumas possíveis soluções para chegar em resultados de problemas.

11- Aplicação de fatos e princípios de novas situações: Aprender a lidar com situações nunca vistas antes, buscar soluções para as mesmas.

12- Decisão: Aprender a decidir sobre quais métodos ou soluções apropriadas para alguns casos.

Para informações mais aprofundadas leia:

RATHS, Louis E.Arnold M. Rothstein, Artur Jonas . Ensinar a pensar –teoria e aplicação . São Paulo, EPU,1977

4 comentários:

  1. adorei a explicação, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Esse resumo,ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Olá,na técnica número 6 creio que a palavra sobre foi cortada "julgamento sore certos assuntos", gostei do resumo, me ajudou bastante. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Excelente resumo! Me ajudou muito. Obrigada

    ResponderExcluir